segunda-feira, 30 janeiro / 2023
HomeJovem AprendizVagas para trabalhar como Jovem Aprendiz na Caixa Econômica em 2023

Vagas para trabalhar como Jovem Aprendiz na Caixa Econômica em 2023

PUBLICIDADE

Começar a carreira profissional com o pé direito é importante e o programa Jovem Aprendiz é uma ótima opção para isso. Se você ainda não completou 18 anos, então essa é uma oportunidade para você! Já pensou em trabalhar em um dos maiores bancos da América do Sul?

A Caixa Econômica é um banco público brasileiro, fundamental para o país e que também gera milhares de empregos. Se você sonha em altos cargos no banco, precisa se preparar para o concurso público. No entanto, existem outras formas de atuar como funcionário da Caixa e o Jovem Aprendiz é um deles!

O Jovem Aprendiz Caixa 2023 é uma oportunidade incrível de começar sua trajetória profissional e, de quebra, colocando uma instituição importante e de peso no currículo. Já pensou, conquistar experiência trabalhando em uma das maiores instituições do país?

PUBLICIDADE

A melhor parte é que participar do programa de seleção do Jovem Aprendiz Caixa é mais simples do que você imagina. Então como enviar seu currículo? Antes de chegar a essa informação, é importante conhecer um pouco mais sobre o programa!

Programa Adolescente Aprendiz

Se você vem pesquisando sobre o programa Jovem Aprendiz, então deve saber que ele abrange jovens de até 24 anos, certo? Na Caixa, por outro lado, o programa aderido é o Adolescente Aprendiz. Por esse motivo, alguns pontos são diferentes, como você já vai saber.

PUBLICIDADE

Uma das diferenças mais imediatas é justamente a idade abrangida. Ao contrário do programa Jovem Aprendiz, o Programa Adolescente Aprendiz tem como objetivo justamente essa faixa etária. Por isso, os interessados em participar do programa devem ter até 17 anos (ou seja, até 18 anos incompletos).

Esse programa é mais específico e procura promover a integração do adolescente no mercado de trabalho. Além disso, trata-se de uma experiência que leva em conta a idade escolar e, por isso, não coloca em prejuízo os estudos do candidato. Sendo assim, é uma maneira segura de começar a preencher o currículo.

Requisitos para participar do Programa Jovem Aprendiz 2023

PUBLICIDADE

Como mencionado anteriormente, o programa Adolescente Aprendiz é um pouco diferente dos demais. Por conta disso, a Caixa torna bem prático o acesso as informações. Se você tem se perguntando sobre como concorrer a vaga, mas não conhecia os requisitos, então esse é o lugar certo.

O site da Caixa traz as informações de forma direta e nós vamos te ajudar a entender o que elas significam, dessa forma não há como ficarem dúvidas sobre isso. Então vamos entender qual os requisitos para os candidatos a Adolescente Aprendiz Caixa 2023:

  •  Idade para ingresso no programa – entre 15 anos completos e 17 anos completos;

Isto é, mesmo que você complete 18 anos em 2023, se o seu ingresso for antes disso, você pode participar do programa.

PUBLICIDADE
  •  Renda familiar de até 50% do salário mínimo per capita;

Para descobrir se você se enquadra nesse requisito, é simples: some os salários das pessoas que trabalham na sua casa, depois divida esse valor pelo número total de moradores (inclusive aqueles que não trabalham). O resultado dessa operação deve ser inferior, ou igual, a 50% do salário mínimo. O salário mínimo vigente este ano é R$1.302,00.

  •  Escolaridade – mínimo 9º ano do ensino fundamental ou o equivalente na Educação para Jovens e Adultos.

Para participar do programa, o candidato deve estar, no mínimo, no 9° ano. Isto significa que quem estiver no 9° ano, ou ensino médio, pode participar. O mesmo vale para quem esta matriculado na Educação para Jovens e Adultos.

O QUE GANHA O ADOLESCENTE APRENDIZ?

Programas como esse partem do princípio da experiência, ou seja, o principal ganho para o candidato é a experiência e a possibilidade de enriquecer seu currículo. No entanto, naturalmente, nenhum trabalho pode ser executado sem pagamento.

Esse é o princípio básico que difere o sistema de trabalho de outros, como a escravidão, por exemplo. Sendo assim, existem também as leis que regulamentam cada tipo de trabalho e como devem ser as formas de remuneração.

Em se tratando de adolescentes, por exemplo, a regulamentação determina o tempo máximo da carga horária, determina alguns benefícios, como a garantia de que o adolescente não terá prejuízo escolar, etc.

Sendo assim, é natural que o candidato queira saber qual será a remuneração. Mais uma vez, o próprio site da Caixa nos oferece essas informações de forma bastante clara e simplificada. Sendo assim, você não ficará com dúvidas sobre o assunto:

  •  Remuneração de R$954,00 por mês integral de aprendizagem;
  •  Auxílio-alimentação;
  •  Vale-transporte;
  •  Férias;
  •  FGTS: 2%.

Como a lista mostra, essa é uma das melhores oportunidades de trabalho para o adolescente. Um dos maiores benefícios, além do salário, é a contribuição par ao FGTS. Quem sonha em financiar um imóvel, ou adquirir algum outro bem durável, sabe o quanto o FGTS pode ajudar.

Além disso, você também vai ter direito a vale de transporte, o que significa que estar um pouco distante da agência não é necessariamente um problema. Somado a isso, o candidato também ganha um auxílio alimentação, que garante a possibilidade de fazer refeições durante os dias de trabalho.

Por fim, o programa também garante férias remuneradas. Se o candidato concluir o período mínimo, poderá tirar férias remuneradas. Essa também é uma garantia muito positiva, que pesa muito em favor do programa pela Caixa.

Como concorrer a vaga?

Se você chegou até aqui, então já tem as principais informações sobre o programa e já pode decidir se deseja concorrer a vaga. Se decidir que sim, então falta mais uma única informação sobre o assunto. Como fazer para se inscrever?

Ao contrário de outras instituições que também participam do programa, a Caixa não possui um portal para inscrição direta. Ou seja, para concorrer a vaga, o interessado vai precisar se inscrever em uma plataforma parceira da Caixa.

Se assustou? Não tem necessidade! Um dos principais parceiros da Caixa é o CIEE, Centro de Integração Empresa-Escola. É nesta plataforma que você vai se inscrever, preencher com seus dados e se candidatar a vaga. Além da Caixa, outras instituições também contratam pelo CIEE.

RELACIONADOS

Popular