quinta-feira, 18 agosto / 2022
HomeJovem AprendizSenac anuncia vagas através do Programa Jovem Aprendiz

Senac anuncia vagas através do Programa Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz é uma grande oportunidade para que os jovens sem experiência possam de alguma forma ingressar no ramo de trabalho. Dessa forma eles conseguem no futuro vencer um dos grandes empecilhos de conseguir um emprego que é atender a exigência de ter experiência.

PUBLICIDADE

Através do programa o jovem aprende de forma teórica e na prática dentro de uma empresa como exercer determinada profissão. Sendo assim, ele acaba se tornando um profissional qualificado para desempenhar o papel pelo qual foi designado e seja pertinente ao seu setor.

O Senac, com a iniciativa de estimular o emprego entre os jovens decidiu oferecer vagas de trabalho. As oportunidades ofertadas pelo Senac acontecem por meio do Programa Jovem Aprendiz.

Dessa forma aqueles que forem selecionados para o programa contam com formação profissional além de remuneração e registro em Carteira de Trabalho.

As vagas estão abertas para o Senac de Marechal Cândido Rondon. As vagas oferecidas se referem aos setores de turismo, serviços, e comércio de bens. Para fazer a inscrição é preciso se dirigir a unidade que está localizada na Rua Santa Catarina, nº 5.736 no bairro Vila Gaúcha.

Através desse programa o jovem ganha a oportunidade de se ingressar no mercado de trabalho. Quando o jovem passa pela seleção ele participa de um processo de capitação profissionalizante, e além disso consegue o seu primeiro emprego de carteira assinada com todos os direitos garantidos pela legislação.

Sendo assim, fica garantido o trabalho com adição de um ensino profissional. Dessa forma o Senac consegue capacitar jovens e adolescentes para que eles desenvolvam conhecimentos que estão relacionados às dimensões pessoais, social e profissional. O intuito é que o jovem possa atuar de forma crítica e completamente autônoma.

Dessa forma, os empresários que demonstrarem interesse em participar desse programa podem procurar o Senac. Lá receberá todas as orientações. Após fazer esse processo é só encaminhar toda a documentação exigida para que a matrícula possa ser feita e os jovens aprendiz poderão participar do curso de aprendizagem.

Senac oferece 25 vagas para o Jovem Aprendiz

Engana-se quem acredita que as vagas oferecidas pelo Senac estejam limitadas a serviços da esfera administrativa. No total são 22 cargos, que inclusive fica aberta a participação de mais empresas.

Os cargos são:

Assistente administrativo; Assistente de logística; Assistente de pessoal; Atendente de lanchonete; Auxiliar de cozinha; Auxiliar de limpeza; Auxiliar de manutenção predial; Camareiro em meios de hospedagem; Cobrador interno; Empacotador; Estoquista; Frentista; Lavador de automóveis; Operador de caixa; Operador de computador; Operador de telemarketing; Organizador de evento; Programador de computador; Recepcionista em geral; Repositor de mercadorias; Vendedor; Zelador.

Quando iniciou o Programa Jovem Aprendiz

Embora o programa tenha sido aprovado no ano 2000, apenas no ano de 2005 o programa foi regulamentado. O projeto aconteceu por meio da Lei do Aprendiz. Dessa forma ficou estipulado que toda grande e média empresa precisasse cumprir a cota mínima de 5% ou no máximo 15% das vagas de trabalho oferecidas para os aprendizes. Além disso existe uma multa que foi estipulada em R$ 3 mil por cada jovem aprendiz que estivesse faltando no quadro da empresa. Ainda sobre a multa, em caso de reincidência o valor cobrado é o dobro!

Também ficou determinado pelo projeto que apenas adolescentes e jovens que estivessem na faixa etária de 14 a 24 anos, e cursando ou concluído o Ensino Médio poderiam ser aceitos no programa.

O objetivo do programa é colocar um ponto final no trabalho infantil e também diminuir a evasão escolar que geralmente acontece no período da adolescência, em que os meninos e meninas acabam sendo submetidos a longas horas de trabalho e dessa forma não sobra tempo para que ele se dediquem aos estudos.

O trabalho infantil além de prejudicar a infância da criança, ele rouba centenas de oportunidades que essa criança teria no futuro se por acaso tivesse se dedicado aos estudos. Sendo assim, foi uma solução parcial encontrada pelo governo como um meio de preencher essa lacuna.

Dicas de ouro para quem vai ingressar no jovem aprendiz

A empresa está de olho em você! Então encare essa missão com muita seriedade. Seja cordial com o seu próximo, isso irá ajudar  a desenvolver empatia com o seu grupo de trabalho. Em caso de dúvida, pergunte! Questionar é muito melhor do que fazer um serviço de forma incorreta.

Emita opiniões, afinal, o fato de você ser novo não quer dizer que sua voz não será escutada. Mostre-se um jovem/adolescente pró-ativo e comunicativo! Os líderes gostam de jovens com essa postura. Seja simpático e sempre otimista. Busque compreender  e descobrir os seus talentos! Seus pontos fortes serão avaliados e destacados.

Coloque na cabeça que você entrou com esse projeto de dar o seu melhor! Ser melhor do que o que você era ontem. Não precisa ficar se comparando com os outros. Busque apenas dar o melhor de si e melhorar a cada dia.

Seja uma pessoa dedicada e organizada. Organize o seu tempo em relação as atividades propostas e execute elas em tempo hábil. Demonstrar que é uma pessoa que preza pela organização é uma qualidade importante e só irá mostrar para o empregador o quanto você é uma pessoa dedicada e merece a posição que está ocupando.

RELACIONADOS

Popular