quinta-feira, 18 agosto / 2022
HomeCasa Verde e AmarelaOs melhores bancos para financiar a casa própria

Os melhores bancos para financiar a casa própria

Muitos brasileiros ainda sonham com a possibilidade de adquirir o primeiro imóvel. É preciso tomar muito cuidado para que o sonho da casa própria não se torne um pesadelo. Sendo assim, antes de fechar qualquer contrato, é muito importante fazer um ampla pesquisa e descobrir quais são as melhores opções para a sua realidade de vida.

PUBLICIDADE

De acordo com os últimos dados apresentados, em janeiro de 2020 a compra de imóveis por meio de financiamentos teve um crescimento de 42,7%. Quem divulgou esses dados foi a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Dessa forma, diante de inúmeras possibilidades para conquistar o sonho de realizar a compra do primeiro imóvel, uma pergunta que sempre bate na cabeça dos brasileiros é qual seria o melhor banco para financiar o imóvel.

Foi pensando nesse tipo de dúvida que atinge a milhões de brasileiros que decidimos criar esse artigo para facilitar um pouco a pesquisa de cada.

Na hora de financiar um imóvel, o que preciso considerar para escolher o melhor banco?

Para essa missão é necessário que você conheça alguns aspectos que podem lhe auxiliar no momento de escolher o melhor banco para financiar a tão sonhada casa própria. Um dos mais importantes é a reputação da instituição.

Credibilidade e reputação andam lado a lado. Sendo assim, na hora de escolher fique atento se a instituição escolhida é confiável, cumpre os prazos estipulados e prioriza a relação de atendimento ao cliente.

Através de uma análise minuciosa nessas questões é possível conferir se uma instituição possui boa reputação através do site que se chama Reclame Aqui. Neste site pessoas comuns podem fazer reclamações de qualquer instituição, e através do atendimento da empresa, solução e classificação dos reclamantes, o site exibe uma nota de reputação para cada empresa. Sendo assim, você pode acessar o link que deixaremos ao final desse artigo e procurar por relatos sobre financiamentos imobiliários.

Facilidades proporcionadas pelos bancos

Outra coisa que é bom levar em conta são as facilidades que cada banco pode proporcionar aos seus clientes em potencial de acordo com os seus programas de financiamentos. Dessa forma é preciso olhar o tempo máximo de quitação do imóvel, qual é o percentual financiado. Com esses dados é possível saber com mais precisão como essa aquisição poderá impactar o seu orçamento. Sendo assim, agora é possível procurar a melhor forma para que você possa se comprometer com a menor parte .

Juros praticados pelos bancos

Esse fator é primordial, pois afeta diretamente o seu bolso. Quanto maior a taxa de juros anual, maior será o valor do financiamento e por consequência o valor que você irá se comprometer todos os meses para quitar sua aquisição será maior.

Sabendo disso, não tenha pressa. Não permita que a ansiedade de realizar o sonho impeça você de pesquisar. Tenha tudo anotado e procure o maior número de instituições possíveis e assim descobrir qual é a taxa de juros praticada por cada uma delas. Diante disso deixe tudo anotado para você analisar qual terá o menor custo final para você.

Quais são os melhores bancos para financiar um imóvel

Os bancos que saem na frente como melhores instituições para financiar um imóvel são bancos conhecidos por todos e costumam sempre ter os nomes estampados em grandes propagandas na televisão. Entre eles estão a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander.

Caixa Econômica Federal

Essa instituição é a favorita da maioria dos brasileiros, pois se dispõe de inúmeras modalidades e tem sempre oferecido as menores taxas de juros do mercado. Através da caixa econômica é possível financiar até 70% de um imóvel usado e 80% de um imóvel novo. As taxas de juros praticadas são a partir de 6,5% ao ano + TR. Além disso o cliente pode usar o FGTS para dar entrada em sua aquisição ou então para amortizar a dívida.

Além disso, aqueles que quiserem usar o programa Minha Casa Minha Vida e se encaixarem nessa modalidade se dispõem de juros a partir de  5%.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil também é um banco do governo e oferece juros a partir de 6,99% ao ano + TR. Além disso, o imóvel seja ele novo ou usado por ser financiado em até 80% do valor. Nessa instituição é possível fazer o financiamento pelo SFI e SFH ( ou seja, na carteira habitacional hipotecária).

Aqueles que são pró-costista do FGTS contam com taxas de juros de até 9% ao ano + TR, e pode financiar tanto imóveis novos quanto usados. O parcelamento pode acontecer em até 30 anos.

Bradesco

Nessa instituição você pode encontrar opções de financiamentos a partir de 7,30% ao ano + TR e o valor do imóvel seja ele usado ou novo pode ser financiado em até 80%. AS principais vantagens de financiar por este banco é o prazo de pagamento que pode ser de até 360 meses, além disso há a possibilidade do tomador do financiamento usar parte do FGTS.

Itaú Unibanco

No Itaú o valor financiado de um imóvel pode chegar até 82% seja ele um imóvel usado ou novo. Além disso as taxas de juros são a partir de 7,45%. O valor financiado pode ser pago em até 30 anos, mas isso depende do montante contratado.

Santander No Santander é possível financiar o imóvel em até 420 meses, mas isso depende do tipo de imóvel, e a opção está disponível para imóveis residenciais. Além disso através do Santander é possível financiar até 90% do imóvel adquirido pelo cliente. As taxas de juros praticadas pela instituição são a partir de 7,99% + TR. Pró-cotista FGTS tem benefício da taxa de juros ser a partir de 7,59% +  TR.

RELACIONADOS

Popular