quarta-feira, 7 dezembro / 2022
HomeCasa Verde e AmarelaComo fazer o cadastro no programa Casa Verde e Amarela

Como fazer o cadastro no programa Casa Verde e Amarela

Muitas pessoas ainda não sabem, mas o governo reformulou o programa Minha Casa Minha Vida, e agora ele se chama Minha Casa Verde Amarela.  Esse programa do governo visa auxiliar milhões de brasileiros a conquistarem a tão sonhada casa própria.

PUBLICIDADE

Entretanto, com a reformulação, para ser beneficiado pelo programa é necessário realizar um cadastro. Sem esse cadastro não dá para financiar uma casa pelo programa Minha Casa Verde e Amarela. Sendo assim, é comum que muitos brasileiros fiquem em dúvidas em relação ao melhor caminho a ser seguido.

Por esse motivo decidimos preparar esse artigo com o intuito de trazer informações com relevância que podem auxiliar no momento de preencher o cadastro.

O que é e como participar do Programa Casa Verde e Amarela

O programa reformulado pelo governo tem a missão de ajudar pelo menos mais de 1 milhão de brasileiros a conquistarem o sonho de comprar a casa própria e dessa forma terem moradias de qualidade e mais dignas, e dessa forma saírem do aluguel.

Sendo assim, através dos subsídios oferecidos pelo governo, os brasileiros que são contemplados pelo programa Minha Casa Verde e Amarela contam com uma taxa de juros reduzida do que aquelas que são normalmente oferecidas pelo mercado financeiro. Além disso, alguns grupos de famílias podem se beneficiar com um subsídio que faz com que uma parte do valor do imóvel seja paga diretamente pelo governo.

Para pleitear essa modalidade de financiamento é preciso  atender alguns requisitos, entre eles ter um teto máximo de renda familiar bruto de até R$ 7 mil. Não ter imóvel registrado em seu nome, não se beneficiar de outros programas sociais habitacionais e ter idade igual ou superior a 18 anos.

Como realizar o cadastro neste programa habitacional

Comece escolhendo o imóvel ideal e que esteja de acordo com sua realidade financeira atual. Você pode fazer essa pesquisa sozinho, ou recorrer a algum corretor de imóvel de sua confiança para lhe ajudar nesta missão.

Ao recorrer a um  corretor de imóvel provavelmente ele irá lhe apresentar opções de imóveis que estão sendo comercializados em sua região e que atinjam a faixa de preço dentro dos seus padrões orçamentários.

Ao optar por comprar imóveis ainda na planta opte por uma construtora credenciada e que tenha uma ótima reputação de confiança em relação ao cumprimento dos prazos e acordos firmados entre tal construtora e outros consumidores.

Se você escolher uma construtora que não tem boa reputação, acaba correndo o risco do imóvel novo não ser entregue na data acordada, e o sonho de aquisição acaba se tornando um grande pesadelo.

Outro fator importante é ter todos os documentos necessários para pleitear o financiamento. Entre esses documentos estão comprovantes de renda que podem ser holerite, CTPS, contracheque, extrato bancário, e até mesmo uma declaração de contribuição do Imposto de Renda. Além disso é necessário comprovante de residência atualizado, documentos de identificação como RG e CPF.

Conferência dos documentos e enquadramento no programa Minha Casa Verde e Amarela

Embora seja um processo simples, é um pouco burocrático. Agora a instituição tem em mãos toda a sua documentação. Esses documentos são analisados de forma muito criteriosa. Por isso, na maioria dos casos o financiamento pode levar até mais de 30 dias para ser aprovado. Para que ele seja aprovado é necessário que o tomador do financiamento atenta a todos os requisitos do programa. Se algum dos critérios exigidos por esse programa habitacional não for cumprido, o financiamento pode sim, ser negado!

Dessa forma, é válido ressaltar que não é bom deixar para reunir toda a documentação de última hora. Qualquer documento que estiver faltando, será pedido e deve ser apresentado. Além de analisarem os documentos do tomador do financiamento, os documentos do imóvel também são avaliados.

Sendo assim, se houver alguma divergência, ou alguma coisa que impeça que o financiamento do imóvel aconteça, o seu pedido também será negado. Dessa forma é bom conferir tudo com muita atenção para não perder tempo no que se refere a análise de documentos e facilitar ainda mais a realização do seu sonho.

Contrato assinado

Para finalizar, agora que o cadastro foi finalizado, e todos os documentos reunidos e enviados, é só esperar a análise que é feita por uma equipe especializada da instituição bancária que você escolheu. Agora que você enviou tudo é só aguardar. Se o seu financiamento for aprovado chegou a hora de assinar o contrato e finalmente ter conseguido concluir a realização da tão sonhada casa própria.

Dicas de ouro

Não é pelo fato de você está procurando por um financiamento que você não pode “chorar” um desconto ao vendedor do imóvel! Sim, você pode e deve! Afinal, qualquer valor que você consiga reduzir no total bruto do imóvel que pretende adquirir, vai refletir diretamente nas prestações que você se comprometerá a pagar neste financiamento.

Por isso, não tenha pressa. Negocie com calma para que dessa forma você seja capaz de garantir bons descontos na hora desta aquisição que pode ser uma das aquisições mais importantes de toda a sua vida.

RELACIONADOS

Popular