quarta-feira, 7 dezembro / 2022
HomeCasa Verde e Amarela10 vantagens para escolher o programa Minha Casa Minha vida

10 vantagens para escolher o programa Minha Casa Minha vida

Atualmente o Programa Minha Casa Minha Vida se chama Casa Verde e Amarela, e foi criado pelo atual governo, para substituir o antigo programa. Diga-se de passagem é uma excelente oportunidade para os brasileiros que desejam adquirir a sua primeira casa própria. Existem algumas vantagens que o consumidor tem ao aderir o programa e citaremos elas aqui!

PUBLICIDADE

Taxas de juros reduzidas

Ao tomar um empréstimo ou financiamento em um banco o consumidor pagará juros. Dessa forma, ao optar pela realização do financiamento através deste programa irá se beneficiar com valores menores em relação as taxas de juros praticadas.

Só para ter uma ideia, em relação a outros meios de financiamentos, as taxas de juros aplicadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida variam de 5% a 8% ao ano. Quando fazemos uma comparação a outros produtos de financiamentos podemos perceber que há uma diferença mensal em cada parcela aparentemente pequena, porém o montante total acaba sendo uma grande economia para o nosso bolso.

Renda exigida é mais acessível

Como  o objetivo do governo é reduzir o déficit imobiliário, um dos benefícios para aderir ao programa é que a renda exigida para realizar o financiamento é mais baixo do que a praticada pelo mercado. Para isso o programa estipulou algumas faixas classificadas em 1, 2 e 3. É a partir delas que são definidas valores de parcelas de financiamento e prazo total para o pagamento.

Entrada com condições facilitadas

Embora o programa veio para facilitar a vida dos brasileiros, mesmo assim é exigido um valor de entrada como se fosse uma forma de garantir que você está realmente intencionado em tomar esse financiamento. O valor da entrada é automaticamente diminuído do valor total que será financiado e o que faltar será pago mensalmente através do que foi acordado entre o consumidor e o banco.

Prazos mais flexíveis

Ao contratar um financiamento o cliente deve negociar com o banco um tempo para fazer o pagamento total da dívida. O prazo para pagamento costuma ser bem estendido. Só para ter ideia em alguns casos a Caixa Econômica Federal concede financiamentos que podem ser pagos em até 420 meses. Dessa forma o valor mensal fica mais diluído sem comprometer tanto a renda do tomador deste financiamento.

Uma métrica utilizada para saber o tempo de financiamento, é que a idade do adquirente e o prazo para pagamento, quando somadas não ultrapassem 80 anos.

Parcelas mais em conta

Como as prazos são mais estendidos é compreensível que as parcelas fiquem mais baixas e isso não cause tanto impacto no bolso daqueles que optam pelo financiamento. Outro fator é que o valor da prestação acordada entre o banco  e o cliente não possa de forma alguma ultrapassar o limite de 30% do valor total da renda mensal familiar.

Usando o saldo do FGTS para amortizar a dívida

Outro fator importante é que é possível fazer uso do saldo em conta do FGTS para que dessa forma o indivíduo possa abater parte da dívida e dessa forma amortizar o seu financiamento. O consumidor tem o direito de usar o FGTS por 12 meses consecutivos com o intuito de pagar o saldo devedor por completo, ou então trazer certo alívio nas parcelas restantes. Esse é um acordo que pode ser feito entre a instituição e o cliente conforme mais lhe agradar.

Subsídios podem dar uma ajuda

Muitas pessoas nem imaginam, mas quando se encaixam em um programa Minha Casa Minha Vida, existe a possibilidade de que o indivíduo receba um auxílio para realizar o pagamento do imóvel. Esses subsídios podem auxiliar quando o valor do imóvel está acima das condições financeiras do tomador do financiamento. É importante frisar que esse benefício é variável e depende da renda mensal bruta familiar.

Comprando imóveis novos com condições mais acessíveis

Imóveis novos ou até mesmo na planta podem ser contemplados pelo projeto Minha Casa Minha Vida. Dessa forma o indivíduo pode se beneficiar com as vantagens de um pagamento facilitado para adquirir uma casa novinha.

Ao adquirir um imóvel novo ou na planta, um dos pontos positivos é que os gastos com manutenção são reduzidos, visto que estes imóveis antigos geralmente podem apresentar problemas na estrutura e por esse motivo o comprador acaba sendo obrigado a realizar reformas em algo que acabou de comprar.

Atendimento por correspondentes

A Caixa Econômica Federal tem um diferencial em relação a diversas instituições. Acontece que ela oferece atendimento por correspondentes e isso pode facilitar e muito a vida de quem deseja fazer um financiamento.

Dessa forma, aqueles que podem decidem fazer o financiamento de um imóvel e não querem ir a agências bancárias, pois na maioria das vezes estão cheias, podem se valer do atendimento de um correspondente bancário autorizado.

Descontos com despesas em cartório Muitas pessoas nem imaginam, mas as despesas com cartório não são tão baratas. Entretanto, apesar do custo, essas despesas fazem parte no processo de aquisição de um imóvel novo. É uma burocracia exigida pelo governo e não dá para fugir. Entretanto, aqueles que se beneficiam do programa Minha Casa Minha Vida, podem acabar conseguindo um desconto e tornar esses custos um pouco mais barato. Quando for adquirir o imóvel lembre-se de consultar com a instituição sobre esses descontos!

RELACIONADOS

Popular